José, o primeiro consultor

You may also like...

2 Responses

  1. Alex Andrade disse:

    Ola vc poderia me responder essas perguntas ?
    1 – Referente ao item “4 – Competência é Poder”, quais foram os êxitos passados, que credenciaram José a estar diante do Faraó (16)?
    2 – Sobre o item “7 – Não fique no diagnóstico”, quais foram as recomendações estratégicas (32), organizacionais (33-34) e operacionais (35) feitas por José?
    3 – Cite três características de José, conforme o que você conheceu da história, que mais lhe chamaram a atenção.

    • Paulo Junior disse:

      Olá Alex Andrade.
      Primeiramente, obrigado pelas questões apresentadas e desculpe pela demora na resposta.
      Vamos lá!

      1) Quando cito que competência é poder no item 4, falo do conhecimento colocado em ação, adquirido através de uma forte vivência prática ao longo dos anos. Não foi diferente com José, que desenvolveu competências de um líder vencedor desde o tempo em que foi vendido por seus irmãos, como por exemplo:
      1) Resiliência: José foi vendido como escravo para o Egito, foi acusado injustamente de adúltero, foi esquecido na prisão, suportou sete anos de escassez, encarou o retorno dos seus irmãos desleais.
      2) Visão de Futuro: desenvolveu uma Visão de futuro, pois, sabia que Deus tinha um plano especial para ele (Gn 37.5-6,9-11);
      3) Relacionamento: Deus era com José em tudo o que ele fazia, demonstrando claramente que havia relacionamento pessoal com Deus (Gn 39.2, 21,23).
      4) Realizações: Tudo o que José fazia, prosperava (Gn 39.23). Certamente, isso o ajudou a desenvolver competências como auto-confiança (parece contraditório, mas a cada vitória, ficamos sempre mais confiantes para os próximos passos), humildade e dependência de Deus.
      5) Liderança: foi líder na prisão e tomou conta de todos os presos (Gn 39.22).
      6) Confiança: obteve a confiança do carcereiro para liderar onde estava, independente, das péssimas circunstâncias (Gn 39.22).
      7) Gerenciamento: o carcereiro confiou a José todos os presos e ele fazia tudo o que devia se fazer ali (Gn 39.22)
      8) Prestação de contas: o texto de Gn 39.22 não deixa claro, mas e impossível que o José não necessitasse prestar contas do que havia feito na prisão.
      9) Gestão de conflitos: imagina liderar num ambiente completamente hostil? Certamente, interesses eram contrariados e havia oposição. Cenário oportuno para conflitos.
      10) Estratégia e Organização: como Governador teve que ser estrategista e um líder organizado para suportar os tempos de escassez (Gn 41.56). Fez toda a preparação para salvar o país e obter grandes riquezas para Faraó.
      11) Discernimento e Sabedoria (Gn 41).
      12) Paciência: especialmente, para lhe dar com seus irmãos (Gn 45)
      13) Senso de segurança (Gn 45.4)
      14) Senso de empatia (Gn 45.4)
      15) Senso de propósito (Gn 45.5)

      2) Sobre o item “7
      2.1) Recomendação estratégica: Gênesis 41:32 NVI diz: “O sonho veio ao faraó duas vezes porque a questão já foi decidida por Deus, que se apressa em realizá-la.”, ou seja, sob o ponto de vista macro, estratégico, ele foi bem claro ao afirmar que já havia um plano em curso que, se nada fosse feito, comprometeria o futuro do país.

      2.2) A recomendação organizacional foi feita pelo apontamento da necessidade de haver um gestor para a crise: “Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito.” Gênesis 41:33 NVI

      2.3) A recomendação operacional foi: “O faraó também deve estabelecer supervisores para recolher um quinto da colheita do Egito durante os sete anos de fartura. Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons que virão e fazer estoques de trigo que, sob o controle do faraó, serão armazenados nas cidades.” Gênesis 41:34-35

      3) Liderança, destreza e resiliência.

      Desejo que as respostas possam ajudar a esclarecer o texto e apoiá-lo no desenvolvimento da sua liderança.
      Sucesso e feliz 2015!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *