12 Conferência Anual de Inteligência Competitiva

HomeInteligência Competitiva12 Conferência Anual de Inteligência Competitiva
topo

12 Conferência Anual de Inteligência Competitiva

Conferência ocorrida em abril deste ano mostra a renovação na área de IC

A 12 Conferência de Inteligência Competitiva sempre é esperada com grande expectativa pela área. Os participantes lotaram o auditório da ANCHAM/SP e acompanharam as palestras em busca de novos cases que pudessem ser utilizados em suas organizações.

O que se viu por lá foram boas iniciativas, apesar da pouca inovação apresentada pelos palestrantes. Isso reflete a grande oportunidade que há num mercado que, mesmo após a sua primeira década, necessita cada vez mais se aprofundar em suas melhores práticas.

A renovação do quadro de profissionais de Inteligência Competitiva também foi outro aspecto evidente nessa conferência, uma vez que a maioria dos inscritos entrevistados por nós disseram ser iniciantes na área. São pessoas ávidas por conhecimento específico, abrindo caminhos para a atuação mais marcante de instituições como a ABRAIC, que dissemina incansavelmente os conceitos e as boas práticas da atividade no Brasil.

Na feira de exposição de produtos e serviços voltados para a área de IC, destaque especial para as empresas Plugar, Sphinx e Lafis, que incrementaram seus espaços oferecendo explicações detalhadas aos participantes do evento. Todas as empresas expositoras demonstraram estar acompanhando a evolução tecnológica no trato da informação e na produção da Inteligência, demonstrando que estão acompanhando a demanda aquecida por esse tipo de serviço.

Parabéns ao IBC pela organização do evento e pela escolha do local, mas vale registrar uma sugestão para que os altos valores cobrados pela inscrição se adequem à realidade econômica, uma vez que estes acabam sendo  altos até mesmo para empresas multinacionais ou para os bancos que geralmente enviam grande parte dos inscritos nesses eventos. Vale a pena repensar para incluir outros grupos interessados nessa atividade.

Paulo Junior, para a ABRAIC

 

12a. Conferência de Inteligência Competitiva: oportunidade para aprimorar conceitos da atividade

 

 

O Consultor Fabrício Costa, da Sphinx Brasil

 

Paulo Junior com Fernando Domingues, da Mentor Consulting

 

 

Alfredo Passos, o "papa" da Inteligência Competitiva no Brasil com Paulo Junior

 

 

Paulo Junior com Adrian Alvarez, da Midas Consulting da Argentina