As cinco questões mais importantes de Drucker

HomeBlogPlanejamento estratégicoAs cinco questões mais importantes de Drucker

As cinco questões mais importantes de Drucker

Olá, tudo bem? Se você não é um especialista em Planejamento Estratégico, pelo menos já deve ter ouvido falar sobre as cinco questões mais importantes de Peter F. Drucker. No workbook que trata deste assunto, produzido pela Fundação que leva seu nome, Drucker sugere que as organizações façam essas cinco importantes perguntas a si mesmas, especialmente aquelas organizações sem fins lucrativos, que quase sempre se colocam numa posição de apenas fazerem o que precisa ser feito sem questionar os reais objetivos de suas ações. Entre essas organizações, muitas igrejas, institutos, ocips, entre outras.

A abordagem que Drucker faz é muito interessante e atual, especialmente para aqueles que não sabem nem por onde começar um planejamento, apesar de já existirem outros materiais mais sofisticados que ajudam na elaboração de planejamentos estratégicos, sob a ótica mais moderna como, por exemplo, a visão prospectiva e não simplesmente a projetiva dos modelos tradicionais. Através do seu workbook, o autor conduz as Organizações por passos importantes onde ela mesma pode se auto-analisar de maneira crítica, transparente e corajosa, pois, muitas Organizações (muitas mesmo) se veem ou como muito pobres e sem nenhuma competência, ou então como organizações maravilhosas onde tudo é perfeito e nada precisa ser mudado. Ambas posturas levam essas organizações para longe do equilíbrio visionário, tão necessário para o cumprimento de suas missões.

O exemplo das cinco questões mais importantes de Druker está presente no post “As cinco questões mais importantes de Drucker”.

Saúde e sucesso pra você!

PJ