Competição empresarial e a importância de coletar informações sobre o seu concorrente.

HomeInteligência CompetitivaCompetição empresarial e a importância de coletar informações sobre o seu concorrente.

Competição empresarial e a importância de coletar informações sobre o seu concorrente.

Constantemente comento sobre a acirrada concorrência empresarial e destaco a importância de se ter conhecimento dos principais passos do seu concorrente, quais são as suas principais características, seus preços, suas intenções estratégicas e seus planos de ação. Para saber tudo isso, é necessário realizar a Inteligência Competitiva, uma atividade ética e sistemática de coletar, analisar e disseminar informações relevantes ao seu negócio, ou seja acompanhar de perto o que seu concorrente faz.

A atividade de Inteligência Competitiva se traduz numa constante e sistemática ação de coleta de dados e informações. Entende-se por dado, algo sem tratamento, como por exemplo “15%”. Porém, se esses 15% citados podem se referir ao percentual de crescimento das vendas do seu concorrente; esse dado interpretado já se tornou uma informação. Portanto, informação é algo que já recebeu algum tratamento ou algo que está inserido num determinado contexto.

Assim, o grande desafio daqueles que praticam a Inteligência Competitiva é saber capturar a informação que realmente interessa. Caso contrário, teremos apenas uma montanha de dados e informações das mais diversas e distintas que na prática, apresentará pouca utilidade.  Será um verdadeiro “bando de dados” e não um banco de dados. Dessa forma, a etapa da coleta de informações é muito importante e quem a faz, deve primeiro conhecer bem o seu próprio negócio e também, ter experiência no ramo em que trabalha, pois, conhecendo a si próprio será bem mais fácil saber o que realmente interessa sobre seu concorrente.

Para saber mais da concorrência, visite os seus sites, blogs, leia os principais jornais, fique atento aos folhetos entregue nos faróis, etc. Há diversas maneiras de se manter informado de maneira bem ética. Não se esqueça: junte toda a informação que for útil ao seu negócio e forme um banco de dados simples para visando ter um histórico bem definido sobre seus concorrentes. Isso possibilitará uma boa análise que o ajudará na melhoria dos seus produtos e serviços prestados aos seus clientes.

Sucesso pra você!

Paulo Junior