Fairness, Disclosure, Accountability and Compliance

HomeLiderançaFairness, Disclosure, Accountability and Compliance
img_ra_Governanca_it01

Fairness, Disclosure, Accountability and Compliance

Com o advento do caso Panamericano, a Governança Corporativa se destaca como uma poderosa ferramenta para grandes e pequenas empresas também.

Governança Corporativa: gestão eficaz

Você sabe o que significam as palavras acima? Não, não estou perguntando sobre a tradução, mas sim sobre o verdadeiro significado delas. As iniciais FDAC representam os princípios da Governança Corporativa, que é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

Muitos podem pensar que essa tal de Governança serve apenas para grandes grupos. Engana-se quem pensa assim, pois, até mesmo em pequenas empresas familiares, o simples entendimento dos princípios básicos da Governança Corporativa certamente trará benefícios enormes para a consolidação e o sucesso perene dos negócios, pois, a Governança permite a criação de um sistema eficiente de gestão, assegurando que os interesses dos executivos responsáveis pela empresa sejam os mesmos dos seus acionistas.

Mas convenhamos que não dá para falar sobre Governança Corporativa em poucas palavas; ela é muito abrangente. Por isso, quero compartilhar rapidamente com você um pouco mais sobre os princípios da Governança:

  • Fairness ou equidade: consites no tratamento justo a todos os acionistas, tanto na geração de riquezas como nos resultados das operações.
  • Disclosure ou divulgação: na realidade este princípio é traduzido no desejo ou mesmo obrigação de divulgar as realizações da empresa aos clientes, fornecedores, acionistas e mercado, principalmente as informações relevantes que tenham influência nos negócios ou que envolvam resultados, oportunidades e riscos.
  • Accountability: está ligada a responsabilidade da prestação de contas fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.
  • Compliance ou conformidade: significa o cumprimento fiel das normas reguladoras explícitas nos estatutos, regimentos das empresas e das leis do país, ressaltando assim uma postura transparente e ética da empresa.

Falhas na Governança podem gerar grandes prejuizos

Caso Panamericano: falhas na Governança Corportativa

A professora Simone Basile Alves, consultora e professora da Pós-Graduação da Veris Faculdades, do Grupo Ibmec Educacional, em entrevista sobre para a Info Online, o caso Panamericano é um grande exemplo de má governança corporativa, completa. Segundo ela, as práticas de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa falharam em algum momento na administração do banco de Silvio Santos.

Temos um recente exemplo do quanto é importante implantar e utilizar com diligência os poderosos recursos da administração, para buscar a excelência e os melhores resultados seja numa grande, média, pequena ou micro empresa ou ainda até mesmo numa Organização sem fins lucrativos.

Sucesso pra você!

Paulo Junior

Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governan%C3%A7a_corporativa
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/como-aprender-com-os-erros-de-silvio-santos-16112010-23.shl
http://biblioteca.claretiano.edu.br/phl8/pdf/20003269.pdf