Líder x Chefe: diferenças que trazem bons resultados

HomeLiderançaLíder x Chefe: diferenças que trazem bons resultados

Líder x Chefe: diferenças que trazem bons resultados

O Líder deve estar sensível as necessidades da sua equipe, pois é parte dela.

O Líder deve estar sensível as necessidades da sua equipe, pois é parte dela.

Cristo, o maior dos líderes.
Nele temos inspiração para todas as áreas de nossas vidas e mesmo aqueles que não creem em Jesus acabam desenvolvendo profundo respeito pelo mestre.

Dentre tantos exemplos que Jesus deixou, um deles inspira e ajuda a desenvolver a nossa liderança. Mesmo sendo Deus, Ele deixou o seu Reino e se fez homem para conhecer de perto as nossas necessidades, ou seja, conhecendo tudo o que passamos Ele pode transmitir a esperança e a segurança que precisamos para superar os nossos desafios. É a liderança pelo exemplo, uma das principais características do líder atual.

Hoje não há mais espaço para "Chefes terroristas"

Hoje não há mais espaço para "Chefes terroristas"

Nesse contexto, podemos refletir mais sobre a liderança contemporânea que se diferencia muito do estilo antigo e mecânico de guiar um grupo de pessoas. Antigamente o “chefe” imperava, ordenava, determinava, batia na mesa, chamava seus subordinados de “moleques”, dava show de horror e ganhava muito para isso. Seus resultados? Aí do grupo se eles não aparecessem. Mas, graças a Deus, o mundo mudou e não há mais espaço para esse tipo de atuação profissional e é aí que a nossa responsabilidade enquanto líderes contemporâneos aumenta, pois, precisamos estar mais que atentos ao nosso desenvolvimento pessoal através da busca contínua do conhecimento, para que possamos ser líderes efetivos e inspiradores. Buscar o desenvolvimento pessoal é um exemplo que traz credibilidade e somente através do nosso desenvolvimento é que teremos condições de acompanhar a nova ordem mundial, e assim, compreendermos melhor as pessoas que estamos liderando.

 

Definitivamente, o líder precisa saber bem o seu ofício, mas sobretudo, precisa entender de gente para que possa, rapidamente, direcionar seus liderados em busca da superação, já que os 100% para um time vencedor  deve sempre ser ponto de partida e não de chegada!!!

Liderar requer mais paciência, negociação, sensibilidade, resiliência, olhar crítico e apurado, velocidade, dentre tantas outras qualidades que uma pessoa líder deve desenvolver.  Por isso trouxe para você algumas diferenças entre o chefe e o líder. Esteja atento e busque o seu desenvolvimento pessoal para liderar melhor a cada dia.

Líder

Chefe

Principal objetivo é catalisar mudanças
essenciais à empresa
Principal objetivo é controlar o que se faz na empresa
Facilitador, gerando aprendizagem Gerencia através de ordens
Fazer a coisa certa Fazer certo as coisas
Voltado para o longo prazo Voltado para o curto prazo
Pensa em termos de inovação Pensa em termos de manutenção
Potencializa o poder das pessoas abrindo
espaços para sua atuação
Limita e define de forma estrita a área
de atuação dos subordinados
Enfoca o desenvolvimento, o futuro Enfoca a administração, o presente
Dá o tom e a direção, dentro e fora da
empresa
Dá o ritmo, somente dentro da
empresa

 

Assista os vídeos sobre Lider vs Chefe:

Filme Invictus (Trailer): a liderança orgânica

 

Estilo antigo de liderar no filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin:

Pense nisso, não seja chefe e LIDERE ONDE ESTIVER.
Sucesso!!!

Paulo Junior

20 a 24/12/2010