Protegendo vantagens competitivas

HomeInteligência CompetitivaProtegendo vantagens competitivas

Protegendo vantagens competitivas

Qualquer insumo informacional pode ser obtido sem a autorização, ajuda ou o conhecimento de pessoas ou organizações. Num mundo comandado pela inteligência dos negócios, isso torna as questões de segurança ainda mais complicadas.

Diferentemente da grande maioria das publicações da área de estratégia competitiva, que destacam com insistência a busca de vantagens competitivas, em muitos casos inclusive prescrevendo meios para estabelecê-las, este artigo aborda práticas de natureza defensiva com enfoque na proteção de diferenciais competitivos nas organizações empresariais.

O autor parte da premissa de que, embora essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento, os diferenciais competitivos não são atributos perenes, posto que a concorrência no mercado trabalha incessantemente para degradar qualquer vantagem competitiva, o que faz avultar de importância o esforço planejado para a sua manutenção, considerando que é mais fácil resguardá-las do que criá-las.

Por trás do confronto entre as organizações empresariais pulsa um mundo comandado pelas informações estratégicas, onde os mecanismos competitivos da globalização estão tornando insuportável a sobrevivência em qualquer mercado. Diante da hipercompetição e da condição de tornar-se de hora para outra alvo de ações não éticas e ilegais patrocinadas pelos rivais e contendores em todos os níveis e ambientes, apresenta-se a Contra-inteligência empresarial como uma prática eficaz de antecipação de riscos de qualquer natureza na nova economia.

Envolvendo um conjunto de processos que dão melhor expectativa de proteção para pessoas e organizações, a Contra-inteligência empresarial transcende inclusive as dinâmicas e os processos tradicionais de Segurança Empresarial. Tendo a sua origem nos ambientes militares e sendo ainda pouco conhecida na dimensão econômica, a Contra-inteligência empresarial age antecipando as possibilidades de atuação ofensiva dos oponentes e até mesmo as suas verdadeiras, porém veladas, intenções de ataque. Um de seus objetivos principais é o de garantir mais segurança aos empreendimentos com base na proteção de ativos intangíveis. Lançando mão inclusive de ferramentas como a desinformação, a Contra-inteligência empresarial enseja um processo que viabiliza a manutenção de vantagens competitivas ao longo do tempo, conforme o detalhamento das etapas desse processo no ambiente organizacional.


Walter Felix

Walter Felix Cardoso Jr – Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em análises e atividades de Inteligência Competitiva e Contra-inteligência Empresarial. Professor da Unisul.