Você sabe o que é Inteligência?

HomeDestaquesVocê sabe o que é Inteligência?
Nordeste competitivo: região cresceu mais que o Brasil no último trimestre

Você sabe o que é Inteligência?

É preciso esclarecimento sobre a atividade de Inteligência

Cada vez mais tenho ouvido grandes palestrantes utilizarem o termo “inteligência” para se referirem à capacidade cognitiva usada para maior assertividade em diversas áreas. Estão mesmo se referindo ao cojunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, etc) que deve ser utilizado para o sucesso familiar, nas finanças, nas emoções e nas relações, etc.

Me perdoem os colegas pelestrantes, mas parece que se trata de um “modismo” para deixar o discurso mais bonito. Você já deve ter ouvido que é preciso ter mais inteligência financeira, mais inteligência econômica, mais inteligência em todas as áreas, ou seja, estão mesmo nos dizendo para “não sermos burros” (com o perdão da expressão). Já ouvi de tudo: “Vamos agora começar o nosso curso de Inteligência Financeira”; ou aquela: “precisamos ter mais Inteligência Inter-elacional”, ou ainda “é preciso ter inteligência emocional para suportar tal situação.”

De fato, a palavra inteligência é muito bonita e torna tudo mais sofisticado, mas creio que é preciso mais esclarecimento sobre o correto uso do vocábulo Inteligência (com I maiúsculo mesmo!). Veja algumas definições do Vocabulário de Inteligência produzido pela ABRAIC (Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência):

Inteligência (Intelligence)

Inteligência (Intelligence) É a atividade especializada permanentemente exercida com o objetivo de produzir informação acionável (Inteligência) de interesse de uma determinada organização e a salvaguarda desta informação contra ações adversas de qualquer natureza. O termo Inteligência encerra um tríplice aspecto: (1) como atividade (2), como produto dessa atividade; (3) como área habilitada a realizar essa atividade. Teve origem nos órgãos de Inteligência Militar, passando mais tarde a ser utilizado pelo Estado. Hoje sua abrangência atinge as organizações em geral (Sherman Kent, 1949).

 

Inteligência Competitiva (Competitive Intelligence)

Constitui-se na atividade de Inteligência voltada para o mundo dos negócios, ou seja, para o ambiente competitivo. Busca a manutenção ou desenvolvimento de vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Ver também: Inteligência, Processo de Inteligência, Espionagem, Ética e legalidade, Inteligência Clássica, Vantagem Competitiva, Concorrente.

 

Inteligência de Estado

É a atividade de Inteligência voltada para a defesa do Estado, da sociedade e da soberania nacional. Ver também: Inteligência; Contra-Inteligência; Site da ABIN.

Inteligência Econômica

É a atividades de Inteligência exercida por órgãos do Governo cuja finalidade é a produção de Inteligência para o desenvolvimento de vantagem competitiva de um país, bem como a proteção das informações científicas e tecnológicas sensíveis voltadas para a atividade produtiva.

 

Inteligência Estratégica (Strategic Intelligence)

É a atividade de uma expressão de Inteligência que tem implicações a longo prazo geralmente vinculada a formulação de cenários prospectivos.

 

Inteligência Humana (Humint – Human Intelligence)

Informação de Inteligência proveniente de fontes humanas. Consistem nas próprias pessoas com acesso a temas sobre os quais é necessário conhecer. É a fonte de informação mais tradicional e mais antiga.

 

Inteligência Militar

É a atividade de Inteligência permanentemente exercida pelas Forças Armadas com o objetivo de produzir Inteligência de interesses do comandante de qualquer nível hierárquico e proteger conhecimentos sensíveis, instalações e pessoal contra ações patrocinadas pelos serviços de Inteligência oponentes e/ou adversos. Ver também: Inteligência e Contra-Inteligência.

 

Inteligência Tática (Tactical Intelligence)

É a atividade de Inteligência decorrente da aplicação de estratégia.

 

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Aproveite estas informações e seja mais inteligente.

Sucesso!!!

Paulo Junior